O rebate (pronuncia-se re-beit) é uma das práticas mais comuns do mercado durante o fechamento de acordos comerciais.
A palavra em inglês quer dizer abatimento ou desconto porque, na prática, o rebate é um valor devolvido ou pago a um cliente que atinge uma meta estabelecida em um acordo. É como se fosse um reembolso de um valor que foi (ou devia ser) pago.
Como já defini em um artigo sobre acordos comerciais, o rebate é um “dinheiro que volta”, por isso pode ser vantajoso para os dois lados que negociam.
Acompanhe o artigo e entenda.
A lógica do rebate
O rebate, tecnicamente falando, é uma ferramenta de promoção de vendas que usa como incentivo o retorno financeiro.
Segundo Philip Kotler, maior nome do marketing mundial, em sua obra clássica “Administração de Marketing” (Pearson, 2013), o rebate é um reembolso de dinheiro pós-venda que proporciona um ganho para quem fez a compra.
A prática era comum nos Estados Unidos com o consumidor final, que enviava ao fabricante um comprovante de compra (geralmente uma parte específica da embalagem que devia ser recortada) e recebia pelo correio um valor prometido reembolsado.
Assim, se o cliente comprasse o pack promocional com 5 pacotes de biscoito ao invés de 1 pacote apenas, por exemplo, ganhava direito ao rebate no valor impresso na embalagem. A intenção, obviamente, era vender mais packs promocionais.
A lógica passou a ser usada também nas relações B2B, entre empresas fabricantes e seus clientes donos de distribuidoras ou de lojas de varejo.
O objetivo é o mesmo para a indústria: fazer com que distribuidores e varejistas comprem mais. Para isso a indústria costuma estabelecer uma meta que deve ser batida pelo cliente. Bateu a meta, recebeu o rebate.
As vantagens do uso do rebate
O rebate deve ser usado quando há necessidade de alavancar as vendas de algum produto ou categoria de produtos. A empresa pode oferecer o rebate em:
Bônus em outro item
Quando, por exemplo, possui um produto que é seu carro-chefe e o oferece por um preço menor se o cliente comprar mais de outro item de menor destaque no seu portfólio;
Desconto em uma nota de crédito
O valor acordado na negociação é devolvido através de uma nota fazendo com que, no final das contas, a compra saia por um valor menor;
Abatimentos em compras futuras
Quando o valor negociado retorna em forma de desconto na próxima compra do cliente;
Dinheiro vivo
Não é melhor forma de concluir a transação, mas ainda é muito utilizada no mercado.
Para a indústria, o rebate é vantajoso porque é uma forma simples de estimular a compra pelo cliente. Quando ele é oferecido através de uma nota de crédito ainda há a vantagem na tributação.
Ao vender o produto por um preço menor, o peso dos impostos também cai. Ou seja, há a tendência de vender um volume maior e pagar menos tributos por isso. É como ganhar dinheiro dando desconto.
Para o cliente o rebate é sempre uma vantagem, porque tudo o que precisa fazer é bater a meta estipulada pela indústria. Além da questão financeira, o rebate, por ser de um modo geral vantajoso para ambos os lados, acaba sendo uma estratégia que aproxima e melhora o relacionamento de empresas parcerias na cadeia de distribuição.
Cuidados na hora de propor o rebate
O rebate, apesar de suas vantagens, costuma ser um caminho sem volta. Uma vez oferecido, o cliente costuma sempre querê-lo novamente, principalmente se recebeu em dinheiro vivo da primeira vez.
Por isso é preciso saber para quem ofertá-lo. A prática mais comum é traçar uma curva ABC de todos os clientes e eleger para acordos de rebate apenas os clientes A, que devem ser os mais importantes para o negócio.
Outro cuidado necessário é observar a margem de contribuição do produto envolvido na negociação. Isso porque o rebate oferecido se torna um custo que pode onerar o próprio produto e reduzir muito sua lucratividade.
Por isso às vezes é melhor negociar por categoria e não por um item específico apenas.
E aí, alguma dúvida sobre o rebate? Se tiver, deixe um comentário no final do artigo e podemos continuar essa conversa!
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Até a próxima semana!
ESTER COSTA ARAUJO
Olá, tudo bem?
Tenho uma empresa do lucro real que recebe esse rebeit, sendo esse valor em dinheiro R$
minha dúvida é, esse valor é tributado?
Tarcisio Bannwart
Olá Ester, no caso você pode usar com abatimento em nota fiscal para justamente evitar a tributação.
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