A sua ferramenta de coleta de dados de execução – aquela que os promotores que trabalham para sua empresa usam no PDV – também pode ser usada para gestão de campanhas de incentivo?
Se a sua resposta foi “não” significa que, na hora de acompanhar, calcular e avaliar suas campanhas você precisa usar um outro software, certo?
Isso na prática quer dizer principalmente duas coisas:
- O seu Trade está perdendo tempo e agilidade;
- A transformação digital ainda não chegou por completo na sua empresa.
Em pleno século XXI, não faz sentido pensar processos e ações como execução de PDV, campanha de incentivo e planejamento estratégico de Trade como se fossem itens independentes. Concorda? Afinal de contas eles estão interligados e interferem um no outro.
Pois é isso o que você faz quando usa ferramentas específicas para cada processo.
Trade Marketing não é apenas execução de PDV
Embora muitas empresas deem os primeiros passos em direção do Trade através da execução no PDV, o trabalho desse departamento não se resume isso.
Aliás, está longe de ser apenas isso, como já escrevi em um artigo aqui no blog. Trade Marketing, entre outras coisas, é:
- Relacionamento;
- Análise de dados;
- Integração da equipe;
- Estratégia.
Se sua única atuação no Trade é no PDV saiba que ainda há muito a caminhar. O trabalho dos promotores no campo é fundamental para o sucesso do Trade, mas desde que seja parte de um planejamento amplo que enxergue a atuação da empresa no seu segmento de mercado e busque o crescimento de forma estratégica.
O poder da campanha de incentivo
As campanhas de incentivo são armas poderosas para alavancar o desempenho da equipe e levar a empresa a outro patamar.
Sua aplicação deve ser planejada desde o momento em que as regras são criadas para que não existam conflitos e – claro – para que estimulem o engajamento.
Campanhas de incentivo complexas não funcionam!
Outro detalhe importante: as campanhas não podem ser a únicas estratégias da empresa. Muitas durante o ano podem até atrapalhar e não envolver o time em torno de um objetivo.
Ou seja, é preciso planejamento e controle para que uma campanha de incentivo traga resultados positivos e não seja um processo isolado.
Ela precisa fazer sentido com todo o resto, concorda?
Você precisa de uma ferramenta para gerir campanhas e agora?
Utilizar uma ferramenta para a gestão de campanhas é a uma das coisas mais inteligentes que o departamento de Trade pode fazer.
Campanhas pedem uma ferramenta de gestão!
Não faz o mínimo sentido, com toda tecnologia disponível hoje em dia, utilizar controles como planilhas eletrônicas.
A questão – que é o motivo deste artigo – é perda de agilidade e a insegurança que utilizar ferramentas isoladas traz para a gestão do Trade.
Imagine a situação: você contrata um software voltado para a execução do PDV, coleta seus dados, etc. Então cria uma campanha de incentivo e precisa pontuar seus promotores por sua atuação no campo.
Como sua ferramenta de execução faz apenas a coleta de dados do PDV, você precisa “transportar” toda essa informação para outra ferramenta que faça a gestão da campanha.
É um trabalho ingrato: toma tempo, abre margem para erros e rouba a agilidade do negócio. Se a campanha não estiver indo bem, pense quanto tempo vai levar para que isso seja percebido!
Fora que a coleta de dados descentralizada pode criar uma campanha de incentivo “injusta”, que não leva em conta as características específicas dos clientes, não tem relação com sell in, etc.
“A gestão de Trade Marketing deve ser feita em apenas uma plataforma”.
Gestão de Trade não é gestão de execução
Como coloquei acima, o Trade Marketing vai além do que os promotores fazem no campo.
Usar uma plataforma de gestão que integre todas as ações, permita a comunicação efetiva com o time, armazene os dados com segurança e possibilite o gerenciamento de campanhas, fortalece a visão estratégica do negócio.
Pense que tudo está em um lugar só, em apenas um aplicativo e as informações imputadas não ficam transitando de programa em programa para que seja gerado um relatório ou criada uma visão do status do momento de uma ação.
A chamada transformação digital pede isso, o uso da tecnologia para mudar os processos e trazer evolução, melhora de desempenho.
Quem percebe isso logo e coloca em prática sai na frente da concorrência. Pense nisso!
Conheça as soluções da Trade Marketing Force
A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do mercado nacional e também possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!
Acesse o site para conhecer todas suas funcionalidades – entre elas a gestão de campanhas de incentivo – e como elas se aplicam ao seu trabalho.
O site da TMF possui um blog com muitos artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão. Nele você também conta com videoaulas sobre tecnologia do Trade.
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Até a próxima semana!