Quem administra algum tipo de negócio, com certeza, utiliza ou, pelo menos, já ouviu falar de ROI. Ele é um dos mais importantes indicativos econômicos que existem para medir o sucesso de um investimento.
Utilizar o ROI no planejamento geral da empresa e também para avaliar projetos e ações é uma das maneiras de controlar o desempenho e fazer correções de rota, se necessárias.
Para a equipe do Trade Marketing, o ROI é indispensável também para a comprovação de resultados. Se você ainda não utiliza essa ferramenta, confira a seguir sua importância e como começar a colocá-la em prática.
O que é ROI?
ROI na realidade é uma sigla em inglês para a expressão Return on Investment, que significa Retorno Sobre Investimento. Ele também pode ser conhecido como Taxa de Retorno ou de Lucro.
Na prática, é um índice que relaciona o retorno financeiro com o capital investido para saber se um projeto ou ação valeu a pena. Sua utilização garante que existe um referencial a ser seguido, o que aumenta as chances de sucesso da ação. Desde que haja um acompanhamento, claro.
As empresas que calculam o ROI no momento de fazer seus planejamentos, por exemplo, sabem melhor como e quanto investir e podem estipular metas de forma bastante realistas.
Como calcular o ROI
O ROI pode ser calculado através de uma fórmula básica simples:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Imagine uma empresa que investiu R$ 50 mil em um projeto e obteve um retorno de R$ 200 mil. A conta seria a seguinte:
(200.000 – 50.000) / 50.000
ROI = 3
Então, o retorno obtido foi de três vezes o investimento inicial. Para saber o ROI em porcentagem basta multiplicar por 100. Neste mesmo exemplo, então, o projeto da empresa teria tido um retorno sobre investimento de 300%.
Para garantir que o resultado seja bem verdadeiro, é preciso incluir absolutamente todas as despesas ocorridas antes do início da ação como “Investimento inicial”.
Usar a fórmula não é garantia de sucesso se os números não estiverem corretos.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter dados confiáveis
Agora que você sabe como calcular o ROI, é importante ter em mente que este cálculo só pode ser útil para o seu planejamento ou avaliação de desempenho seu os números obtidos forem confiáveis.
Utilizar diversas planilhas pode ser um problema. Além dos registros ficarem separados, há sempre o risco de erro na hora da digitação dos dados. Os cálculos também podem ser prejudicados.
A melhor maneira de lidar com esta quantidade de informação é utilizar uma ferramenta de gestão de Trade Marketing na qual todos os dados estão armazenados em apenas um lugar de forma segura. Todos os processos ficam documentados e são acessíveis a toda equipe na hora necessária.
O cálculo do ROI a partir daí fica muito mais simples e pode se feito de forma rápida ao final de cada processo, se for necessário.
Porque é importante usar o ROI
Quando o cálculo do ROI é uma prática constante em um departamento ou uma empresa, o histórico gerado garante que qualquer projeto já tenha um referencial de partida.
Por exemplo, pense em uma empresa que, depois de muitos planejamentos concluídos, já sabe que qualquer ação que realiza precisa ter o retorno de, pelo menos, duas vezes o valor que será investido: um ROI de 200%.
Ou seja, se a verba a ser investida for de R$ 30 mil, o retorno precisará ser igual ou maior do que R$ 90 mil. Ter este tipo de referência é essencial para criar planejamentos possíveis de serem realizados. Ao mesmo tempo, durante a execução, é possível fazer cálculos parciais do retorno para saber se a meta vai ser atingida ou não.
Após a conclusão de cada projeto, é a análise do ROI que aponta se o investimento valeu a pena ou não. E isso vale para tudo! Cada ação planejada do Trade pode ter o seu próprio ROI se necessário. Ou todo o trabalho executado em um local ou por um período específico. Por isso, nenhum outro indicativo econômico é tão eficaz para uma empresa.
Continue acompanhando nosso blog e deixe seus comentários abaixo. Assista nossas videoaulas e siga também nossas redes sociais, curta e compartilhe nosso conteúdo. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram e toda semana trazemos assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing que podem ajudar no sucesso da sua empresa!
Até a próxima![:en]Quem administra algum tipo de negócio, com certeza, utiliza ou, pelo menos, já ouviu falar de ROI. Ele é um dos mais importantes indicativos econômicos que existem para medir o sucesso de um investimento.
Utilizar o ROI no planejamento geral da empresa e também para avaliar projetos e ações é uma das maneiras de controlar o desempenho e fazer correções de rota, se necessárias.
Para a equipe do Trade Marketing, o ROI é indispensável também para a comprovação de resultados. Se você ainda não utiliza essa ferramenta, confira a seguir sua importância e como começar a colocá-la em prática.
O que é ROI?
ROI na realidade é uma sigla em inglês para a expressão Return on Investment, que significa Retorno Sobre Investimento. Ele também pode ser conhecido como Taxa de Retorno ou de Lucro.
Na prática, é um índice que relaciona o retorno financeiro com o capital investido para saber se um projeto ou ação valeu a pena. Sua utilização garante que existe um referencial a ser seguido, o que aumenta as chances de sucesso da ação. Desde que haja um acompanhamento, claro.
As empresas que calculam o ROI no momento de fazer seus planejamentos, por exemplo, sabem melhor como e quanto investir e podem estipular metas de forma bastante realistas.
Como calcular o ROI
O ROI pode ser calculado através de uma fórmula básica simples:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Imagine uma empresa que investiu R$ 50 mil em um projeto e obteve um retorno de R$ 200 mil. A conta seria a seguinte:
(200.000 – 50.000) / 50.000
ROI = 3
Então, o retorno obtido foi de três vezes o investimento inicial. Para saber o ROI em porcentagem basta multiplicar por 100. Neste mesmo exemplo, então, o projeto da empresa teria tido um retorno sobre investimento de 300%.
Para garantir que o resultado seja bem verdadeiro, é preciso incluir absolutamente todas as despesas ocorridas antes do início da ação como “Investimento inicial”.
Usar a fórmula não é garantia de sucesso se os números não estiverem corretos.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter dados confiáveis
Agora que você sabe como calcular o ROI, é importante ter em mente que este cálculo só pode ser útil para o seu planejamento ou avaliação de desempenho seu os números obtidos forem confiáveis.
Utilizar diversas planilhas pode ser um problema. Além dos registros ficarem separados, há sempre o risco de erro na hora da digitação dos dados. Os cálculos também podem ser prejudicados.
A melhor maneira de lidar com esta quantidade de informação é utilizar uma ferramenta de gestão de Trade Marketing na qual todos os dados estão armazenados em apenas um lugar de forma segura. Todos os processos ficam documentados e são acessíveis a toda equipe na hora necessária.
O cálculo do ROI a partir daí fica muito mais simples e pode se feito de forma rápida ao final de cada processo, se for necessário.
Porque é importante usar o ROI
Quando o cálculo do ROI é uma prática constante em um departamento ou uma empresa, o histórico gerado garante que qualquer projeto já tenha um referencial de partida.
Por exemplo, pense em uma empresa que, depois de muitos planejamentos concluídos, já sabe que qualquer ação que realiza precisa ter o retorno de, pelo menos, duas vezes o valor que será investido: um ROI de 200%.
Ou seja, se a verba a ser investida for de R$ 30 mil, o retorno precisará ser igual ou maior do que R$ 90 mil. Ter este tipo de referência é essencial para criar planejamentos possíveis de serem realizados. Ao mesmo tempo, durante a execução, é possível fazer cálculos parciais do retorno para saber se a meta vai ser atingida ou não.
Após a conclusão de cada projeto, é a análise do ROI que aponta se o investimento valeu a pena ou não. E isso vale para tudo! Cada ação planejada do Trade pode ter o seu próprio ROI se necessário. Ou todo o trabalho executado em um local ou por um período específico. Por isso, nenhum outro indicativo econômico é tão eficaz para uma empresa.
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Até a próxima!
Tarcísio Bannwart
Criador do Trade Marketing Force, a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing do Brasil
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